Pazoline : Prefeito destaca conquistas e desafios em posse cheia de emoção
Por Charles Manga
Fonte : PMV
Com um discurso carregado de emoção e de muita gratidão a todos os moradores que reconheceram os frutos e conquistas da gestão e o reconduziram para comandar mais uma vez a capital capixaba, o prefeito reeleito de Vitória, Lorenzo Pazolini, tomou posse do cargo para o segundo mandato (2025-2028), junto com a vice-prefeita eleita, Cris Samorini, na tarde desta quarta-feira (1°), na Câmara de Vereadores.
O prefeito fez o juramento diante dos 21 vereadores eleitos e de dezenas de pessoas. A sede do Poder Legislativo ficou lotada de parentes, amigos e várias lideranças.
Em sessão presidida pela vereadora Karla Coser, o prefeito e a vice-prefeita fizeram o juramento do termo de posse e receberam os aplausos dos presentes no Plenário da Câmara e também na estrutura montada na área externa da Casa, onde foi instalado um telão.
Em seu discurso, Pazolini se emocionou ao falar da mãe, dona Margarida, presente na sessão, e enaltecer a força que ela o passou para encarar os seus desafios e escolhas profissionais. A esposa, Paula, e o irmão, Fred, também participaram da solenidade e receberam menções do prefeito.
Durante atendimento à imprensa, Pazolini destacou algumas conquistas da gestão e também falou dos próximos desafios, como ampliação das escolas em tempo integral (em 2025, serão 41), a redução da criminalidade (queda de 33% no número de homicídios e 75% nos feminicídios) e os investimentos nas políticas sociais, cuidando de quem mais precisa na cidade.
"Quando assumimos, Vitória tinha apenas R$ 6,5 milhões em caixa. Para que a cidade recuperasse a capacidade de investimento, adotamos um rigoroso ajuste fiscal com cortes de gastos e privilégios. Hoje, graças a esse esforço coletivo, já investimos mais de R$ 2,215 bilhões com recursos próprios, transformando diversas áreas da cidade. Precisamos ter sensibilidade e um quadro técnico atuante para cuidar das pessoas. Nossas políticas públicas comprovam que estamos no caminho certo para continuar promovendo união e qualidade de vida. Somos referência em políticas públicas no Brasil", destacou o prefeito, que também fez um agradecimento especial às lideranças comunitárias, recebidas semanalmente no Palácio Municipal.
A vice-prefeita, Cris Samorini, destacou a eficiência e os resultados alcançados pela administração municipal nos últimos quatro anos e não escondeu a expectativa de assumir essa nova missão em sua carreira profissional, após toda experiência acumulada no setor privado. "A equipe está bem estruturada e
minha contribuição será olhar pelo desenvolvimento de Vitória. Vamos continuar caminhando de forma bem segura e contribuir para tornar Vitória uma referência a nível Brasil. Temos muitas possibilidades de crescer ainda mais".
A solenidade contou com a presença de secretários municipais, como Magda Lamborghini (Saúde), Tarcísio Foeger (Meio Ambiente), Cintya Schulz (Assistência Social) e Luciano Forrechi (Desenvolvimento da Cidade e Habitação), além do deputado estadual José Esmeraldo e dos deputados federais Evair de Melo e Da Vitória e da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), Érica Ferreira Neves.
O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Vitória na última Legislatura, Leandro Piquet, os ex-vereadores Duda Brasil, Chico Hosken e Clebinho e o defensor geral do Estado, Vinicius Chaves, também prestigiaram a solenidade.
A presidente da OAB/ES se emocionou durante seu discurso e destacou a honra de ocupar o cargo, fazendo votos para debates sadios e técnicos que façam a cidade avançar. "A OAB está à disposição do município. Como primeira mulher eleita pra presidir a Ordem, coloco meu mandato à disposição para promoção da igualdade e bem-estar para a nossa capital".
O deputado Da Vitória, coordenador da bancada capixaba no Congresso, destacou que a gestão e a figura do prefeito se tornaram referência em todo o País. "Esse momento é um reconhecimento da cidade por sua segurança, proposta de fazer um governo para a sociedade".
Evair de Melo também fez votos de sucesso para a nova gestão. "Que Vitória continue sendo uma das melhores cidades para morar no País e referência para todos".